A estufa do Jardim Botânico, a fachada da Câmara de Vereadores e a Arena da Baixada ganharam iluminação laranja nessa semana em apoio ao Fevereiro Laranja, campanha nacional pelo combate à leucemia e sensibilização para a importância da doação de medula óssea. A iniciativa partiu da Associação Alírio Pfiffer – Instituto TMO, instituição que é referência nacional no suporte ao transplante de medula óssea.
O Instituto TMO convidou a Prefeitura de Curitiba e outras instituições da capital a aderirem à mobilização, diante da importância do tema envolvido. “A campanha Fevereiro Laranja é de extrema relevância pelo alerta que faz para os cuidados com a saúde, por conscientizar as pessoas sobre doação de medula óssea e orientar doadores”, afirma a presidente da instituição, Cristiane Mocellin.
A instituição atua em parceria com o Setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas de Curitiba há mais de 30 anos. “Isso possibilita que os pacientes atendidos consigam os melhores resultados em seu tratamento”, diz Cristiane Mocellin.
O Instituto TMO mantém ainda a Casa Malice, unidade que oferece acolhimento temporário a pacientes não residentes em Curitiba e seus familiares durante o tratamento pós-transplante, que pode levar de 120 dias a um ano. A instituição também incentiva a doação de medula óssea e orienta possíveis doadores.
A leucemia é um tipo de câncer no sangue, com origem na medula óssea. A doença provoca um crescimento rápido e anormal das células do sangue, os chamados leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames, como o hemograma e outros testes de medula óssea. Exames de saúde rotineiros são considerados essenciais na prevenção à leucemia. O transplante de medula óssea é um dos tratamentos indicados no combate à doença.