INSTITUTO TMO/Associação Alírio Pfiffer
Chamada para submissão de Projetos.
O INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer publica Edital do seu Programa de Pesquisa, que disponibilizará R$100.000,00 (cem mil reais) para Produção Científica – Projetos que tenham como finalidade contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de transplante de células-tronco hematopoiéticas e áreas correlatas.
O valor será destinado para Projetos que solicitem no máximo R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
Prazos: Recebimento dos Projetos até 30 de Janeiro de 2013.
Avaliação dos Projetos Inscritos até 28 de Fevereiro de 2013.
Divulgação dos resultados a partir de 04 de Março de 2013.
Contratação dos Projetos aprovados, a partir de 11 de Março de 2013.
Orientações para solicitação de auxílio financeiro ao INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer para execução de Projetos de Pesquisa
1. Apoio do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer a Projetos de Pesquisa
O objetivo é conceder suporte financeiro a projetos que visem contribuir ao desenvolvimento científico e tecnológico na área de transplante de células-tronco hematopoiéticas e áreas correlatas.
2. Apresentação e envio dos projetos
2.1 As propostas podem ser submetidas no prazo estabelecido e devem observar as condições específicas determinadas no Regulamento para Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa Clínica do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer;
2.2 Os projetos devem ser encaminhados ao comitê técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer localizado na Rua Barão do Cerro Azul n° 288, 10° Andar – conjunto 1001, Curitiba, PR, CEP 80020-180. O coordenador do projeto deve enviar duas cópias impressas, cujas páginas devem estar rubricadas, acompanhadas de uma cópia gravada em CD e de um ofício de encaminhamento assinado pelo próprio coordenador.
2.3 Formatação do Projeto
- Página tamanho A4 margem esquerda com 3 cm e as demais com 2,5 cm
- Fonte Arial com tamanho 11
- Parágrafo: Simples, justificado
- Cópia em CD ter ser salva em arquivo pdf
2.4 Uma segunda proposta, enviada pelo mesmo coordenador, só será aceita se for cumprido o regulamento, principalmente o envio de relatórios científicos e financeiros dos projetos anteriores.
3. Regulamento
A finalidade deste regulamento é determinar as atividades a serem contempladas com recursos financeiros do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer e as condições para implementação do apoio mediante a análise e julgamento das propostas para execução de projetos de pesquisa. O regulamento define os requisitos referentes ao proponente do projeto (coordenador), cronograma de entrega de relatórios, itens financiáveis e critérios de elegibilidade.
3.1 Disposições Específicas
3.1.1 Objeto
Apoiar projetos de pesquisa que tenham como finalidade contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de transplante de células-tronco hematopoéticas e áreas correlatas.
3.1.2 Recursos Financeiros
As diferentes modalidades de solicitações de recursos financeiros para a execução de projetos de pesquisa, que tenham sido aprovados após análise e julgamento, receberão apoio financeiro total ou parcial, a serem liberados em uma única ou em várias parcelas, de acordo com a necessidade do projeto e de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer.
3.1.3 Itens Financiáveis
3.1.3.1 Custeio
- Material bibliográfico
- Reagentes e materiais de consumo
- Componentes e ou peças de reposição de equipamentos, software, instalação, recuperação ou manutenção de equipamentos
- Serviços terceirizados: pagamento de contratos de manutenção e serviços de terceiros, pessoa física ou jurídica, desde que seja de caráter eventual. O pagamento a pessoa física deve ser realizado de acordo com a legislação em vigor, de modo a não estabelecer vínculo empregatício com o INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer e é da responsabilidade do coordenador do projeto e ou de sua instituição.
- Passagens e diárias referentes a viagens para treinamentos técnicos ou para participação em eventos científicos
- Bolsa para pesquisador do Projeto de Pesquisa: médico, bioquímico, biólogo, biotecnólogo, biomédico e outro profissional de áreas correlatas.
- Bolsa para profissional de apoio de desenvolvimento de serviços específicos: técnico de enfermagem, enfermeiro, técnico de laboratório, bioquímico, biólogo,biotecnólogo ou biomédico e assistente administrativo.
3.1.3.2 Capital
Equipamentos e materiais permanentes. Estes itens serão alocados na instituição de execução do projeto sob a responsabilidade, manutenção e guarda da respectiva instituição.
3.1.4 Prazo de Execução dos Projetos e Apresentação de Relatórios Financeiros
As propostas aprovadas para receber o apoio financeiro do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer deverão apresentar os relatórios técnicos e financeiros doze meses após o início da execução do projeto.
Se houver alteração no cronograma de execução do projeto o prazo para recebimento de apoio financeiro poderá ser prorrogado mediante apresentação de justificativa.
3.2 Critérios de Elegibilidade
O atendimento aos critérios descritos abaixo é obrigatório para que a proposta seja encaminhada para análise e julgamento.
3.2.1 Quanto ao proponente (coordenador) e equipe de apoio
O proponente deve:
- ser o coordenador do projeto;
- ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado até a data da submissão da proposta;
- ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto;
- assumir o compromisso de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao cumprimento do seu objeto.
A equipe técnica poderá ser constituída por:
- pesquisadores, alunos e técnicos;
- outros profissionais poderão integrar a equipe como colaboradores;
- membros da equipe técnica caracterizados como pesquisadores devem ter seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes.
3.2.2 Quanto à Proposta
As propostas devem ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa. O projeto deve apresentar as seguintes informações para que possa ser analisado adequadamente pelo comitê de consultores ad hoc e pelo comitê de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer:
- Título do Projeto;
- Instituição co-responsável (nome, endereço e CNPJ);
- Identificação pessoal e vínculo institucional do Coordenador;
- Identificação da equipe executora (titulação e especialidade de cada membro);
- Caracterização do problema e contribuições científicas / tecnológicas da proposta: descrever a importância do problema a ser abordado e as propostas de investigação fundamentadas em literatura pertinente;
- Objetivos e metas;
- Metodologia: descrever métodos que serão utilizados para realização do projeto;
- Infra-estrutura: descrever a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do projeto na instituição co-responsável;
- Aspectos éticos e de bio-segurança, em consonância com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, quando couber;
- Financiamentos já obtidos para o projeto;
- Informar colaborações ou parcerias já estabelecidas com outros centros de pesquisa na mesma área ou áreas correlatas para a realização do projeto;
- Orçamento detalhado;
- Cronograma de execução de cada etapa que constitui o projeto;
- Referências bibliográficas: listar de acordo com as normas da ABNT.
3.2.3 Quanto à instituição onde será executado o projeto
- Instituição de execução do projeto é aquela com a qual o proponente deve apresentar vínculo;
- Podem ser instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos;
- Institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos;
- Empresas públicas que executem atividades de pesquisa em transplante de células-tronco hematopoiéticas e áreas correlatas.
- A instituição de execução do projeto deverá ser constituída sob as leis brasileiras e ter sua sede e administração no Brasil.
3.3 Critérios para Julgamento
Os critérios de julgamento adotados pelos comitês de consultores ad hoc e de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer são os seguintes:
- Mérito, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em transplante de células-tronco hematopoiéticas e áreas correlatas;
- Adequação da metodologia proposta;
- Experiência prévia do coordenador na área proposta;
- Capacitação e experiência da equipe para atingir os objetivos e metas propostos.
Os critérios de julgamento adotados pela Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer são os seguintes:
- Parecer do comitê de consultores ad hoc;
- Parecer do comitê de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer;
- Disponibilidade orçamentária e financeira do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer.
3.4 Prestação Final de Contas
O coordenador do projeto deverá encaminhar ao INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer:
- A prestação de contas financeira acompanhada de comprovantes de despesas no prazo de até 90 dias após a conclusão do projeto;
- O relatório técnico final com detalhamento das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto no prazo de até 180 dias após a conclusão do projeto;
- Se os objetivos e metas atingidos culminaram em publicações dos resultados em anais de congressos ou artigos completos em periódicos indexados, o coordenador deve anexar ao relatório técnico uma cópia das publicações. Se o artigo foi submetido e aceito, mas ainda não foi publicado no momento da entrega do relatório técnico pode ser anexada uma cópia do conteúdo aceito e que aguarda publicação.
4. Modelo para submissão de projeto de pesquisa
O projeto deve estar caracterizado como pesquisa científica, tecnológica ou inovação na área de transplante de células-tronco hematopoiéticas e áreas correlatas. E deve apresentar o seguinte conteúdo para ser analisado por um comitê de assessoramento técnico-científico:
4.1. Título do Projeto;
4.2. Instituição co-responsável (nome, endereço e CNPJ);
4.3. Identificação pessoal e vínculo institucional do Coordenador;
4.4. Identificação da equipe executora (titulação e especialidade de cada membro);
4.5. Caracterização do problema e contribuições científicas / tecnológicas da proposta: descrever a importância do problema a ser abordado e as propostas de investigação fundamentadas em literatura pertinente;
4.6. Objetivos e metas;
4.7. Metodologia: descrever métodos que serão utilizados para realização do projeto;
4.8 Infra-estrutura: descrever a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do projeto na instituição co-responsável;
4.9 Aspectos éticos e de bio-segurança, em consonância com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, quando couber;
4.10 Financiamentos já obtidos para o projeto;
4.11 Informar colaborações ou parcerias já estabelecidas com outros centros de pesquisa na mesma área ou áreas correlatas para a realização do projeto;
4.12 Orçamento detalhado;
4.13 Cronograma de execução de cada etapa que constitui o projeto;
4.14 Referências bibliográficas: listar de acordo com as normas da ABNT.
5.0 Especificação de recursos solicitados para a realização do projeto
5.1 Bolsa para pesquisador do Projeto de Pesquisa:
- Médico com doutorado
- Médico sem doutorado
- Bioquímico, Biólogo, Biotecnólogo ou Biomédico com doutorado
- Bioquímico, Biólogo, Biotecnólogo ou Biomédico sem doutorado
5.2 Bolsa para profissional de apoio de desenvolvimento de serviços específicos:
- Técnico em Enfermagem
- Enfermeiro
- Técnico de laboratório
- Bioquímico, Biólogo, Biotecnólogo ou Biomédico
- Assistente administrativo
5.3 Aquisição de Equipamentos
5.4 Aquisição de Reagentes
5.5 Serviços Terceirizados para viabilizar o projeto
6.0 Análise e julgamento das propostas
A seleção das propostas submetidas ao INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer será realizada por meio das seguintes etapas:
6.1 Análise pelos Especialistas (Consultores ad hoc)
Esta etapa consiste na análise por especialistas (consultores ad hoc) que levarão em consideração o mérito e relevância das propostas.
6.2 Análise, julgamento e classificação pelo comitê de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer
6.2.1 As propostas serão avaliadas e classificadas considerando a análise da etapa anterior (especialistas) e os critérios de elegibilidade descritos no regulamento (item 3 deste documento).
6.2.2 É vedado a qualquer membro do Comitê de Assessoramento participar da avaliação e julgamento quando ele(a) for coordenador ou membro da equipe do projeto. Neste caso os demais membros do comitê são responsáveis pelo parecer e quando necessário a Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer poderá constituir um comitê específico para a análise desta proposta.
6.3 Análise e Deliberação pela Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer
Todas as propostas analisadas pelos especialistas da área técnica e recomendadas pelo comitê de assessoramento, serão submetidas à apreciação da Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer, que dará o parecer final sobre sua aprovação para a liberação dos recursos financeiros solicitados (total ou parcial) e dentro dos limites orçamentários disponíveis.
6.4 Resultado e Divulgação do Julgamento das Propostas
O parecer final será enviado por e-mail ao coordenador do projeto.
As propostas aprovadas com recursos financeiros do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer serão divulgadas nas páginas eletrônicas do INSTITUTO (www.aliriopfiffer.org.br) e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (http://www.hc.ufpr.br/).
6.5 Contratação das Propostas
– Por exemplo, quando se tratar de bolsas para pesquisador ou outra categoria de profissional será na modalidade de auxílio individual, em nome da própria pessoa e mediante a assinatura de um Termo de Aceitação do Apoio Financeiro vinculada a um projeto específico pelo coordenador (proponente) do projeto.
– Para aquisição de equipamentos ou reagentes: mediante a assinatura de Termo de Aceitação do Apoio Financeiro vinculada a um projeto específico pelo coordenador (proponente) do projeto.
– Para contratação de serviços terceirizados Termo de Aceitação do Apoio Financeiro vinculada a um projeto específico pelo coordenador (proponente) do projeto.
6.6 Cancelamento da Concessão do Auxílio Financeiro
A concessão poderá ser cancelada pela Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer se não houver o cumprimento do regulamento durante a implementação do projeto de pesquisa ou se houver outra ocorrência não prevista no regulamento e cuja gravidade justifique o cancelamento.
6.7 Publicações Científicas
As publicações científicas e qualquer outro meio de divulgação dos resultados de pesquisas que receberam auxílio financeiro dO INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer devem, quando pertinente, citar o apoio recebido.
6.8 Final da Vigência do Contrato
Ao final da vigência do contrato, o coordenador da pesquisa deverá apresentar os relatórios financeiros e técnicos à Diretoria Do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer.
Durante o tempo de vigência do contrato que concede algum tipo de apoio para a execução de um projeto, o coordenador da pesquisa deve encaminhar, doze meses após o início do projeto, o relatório financeiro e técnico à Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer.
Regulamento do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer para Apoio Financeiro a Projetos de Pesquisa
A finalidade deste regulamento é determinar as atividades a serem contempladas com recursos financeiros do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer e as condições para implementação do apoio mediante a análise e julgamento das propostas para execução de projetos de pesquisa. O regulamento define os requisitos referentes ao proponente do projeto (coordenador), cronograma de entrega de relatórios, itens financiáveis e critérios de elegibilidade.
1 Disposições Específicas
1.1 Objeto
Apoiar projetos de pesquisa que tenham como finalidade contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de transplante de células-tronco hematopoéticas e áreas correlatas.
1.2 Recursos Financeiros
As diferentes modalidades de solicitações de recursos financeiros para a execução de projetos de pesquisa, que tenham sido aprovados após análise e julgamento, receberão apoio financeiro total ou parcial, a serem liberados em uma única ou em várias parcelas, de acordo com a necessidade do projeto e de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira Do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer.
1.3 Itens Financiáveis
1.3.1 Custeio
- Material bibliográfico
- Reagentes e materiais de consumo
- Componentes e ou peças de reposição de equipamentos, software, instalação, recuperação ou manutenção de equipamentos
- Serviços terceirizados: pagamento de contratos de manutenção e serviços de terceiros, pessoa física ou jurídica, desde que seja de caráter eventual. O pagamento a pessoa física deve ser realizado de acordo com a legislação em vigor, de modo a não estabelecer vínculo empregatício com a Associação Alírio Pfiffer e é da responsabilidade do coordenador do projeto e ou de sua instituição.
- Passagens e diárias referentes a viagens para treinamentos técnicos ou para participação em eventos científicos
- Bolsa para pesquisador do Projeto de Pesquisa: médico, bioquímico, biólogo, biotecnólogo, biomédico e outro profissional de áreas correlatas.
- Bolsa para profissional de apoio de desenvolvimento de serviços específicos: técnico de enfermagem, enfermeiro, técnico de laboratório, bioquímico, biólogo,biotecnólogo ou biomédico e assistente administrativo.
1.3.2 Capital
Equipamentos e materiais permanentes. Estes itens serão alocados na instituição de execução do projeto sob a responsabilidade, manutenção e guarda da respectiva instituição.
1.4 Prazo de Execução dos Projetos e Apresentação de Relatórios Financeiros
As propostas aprovadas para receber o apoio financeiro do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer deverão apresentar os relatórios técnicos e financeiros doze meses após o início da execução do projeto.Se houver alteração no cronograma de execução do projeto o prazo para recebimento de apoio financeiro poderá ser prorrogado mediante apresentação de justificativa.
2. Critérios de Elegibilidade
O atendimento aos critérios descritos abaixo é obrigatório para que a proposta seja encaminhada para análise e julgamento.
2.1 Quanto ao proponente (coordenador) e equipe de apoio
O proponente deve:
- ser o coordenador do projeto;
- ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado até a data da submissão da proposta;
- ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto;
- assumir o compromisso de manter, durante a execução do projeto, todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao cumprimento do seu objeto.
A equipe técnica poderá ser constituída por:
- pesquisadores, alunos e técnicos;
- outros profissionais poderão integrar a equipe como colaboradores;
- membros da equipe técnica caracterizados como pesquisadores devem ter seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes.
2.2 Quanto à Proposta
As propostas devem ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa. O projeto deve apresentar as seguintes informações para que possa ser analisado adequadamente pelo comitê de consultores ad hoc e pelo comitê de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer:
- Título do Projeto;
- Instituição co-responsável (nome, endereço e CNPJ);
- Identificação pessoal e vínculo institucional do Coordenador;
- Identificação da equipe executora (titulação e especialidade de cada membro);
- Caracterização do problema e contribuições científicas / tecnológicas da proposta: descrever a importância do problema a ser abordado e as propostas de investigação fundamentadas em literatura pertinente;
- Objetivos e metas;
- Metodologia: descrever métodos que serão utilizados para realização do projeto;
- Infra-estrutura: descrever a infra-estrutura disponível para o desenvolvimento do projeto na instituição co-responsável;
- Aspectos éticos e de bio-segurança, em consonância com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, quando couber;
- Financiamentos já obtidos para o projeto;
- Informar colaborações ou parcerias já estabelecidas com outros centros de pesquisa na mesma área ou áreas correlatas para a realização do projeto;
- Orçamento detalhado;
- Cronograma de execução de cada etapa que constitui o projeto;
- Referências bibliográficas: listar de acordo com as normas da ABNT.
2.3 Quanto à instituição onde será executado o projeto
- Instituição de execução do projeto é aquela com a qual o proponente deve apresentar vínculo;
- Podem ser instituições de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos;
- Institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados sem fins lucrativos;
- Empresas públicas que executem atividades de pesquisa em transplante de células-tronco hematopoéticas e áreas correlatas.
- A instituição de execução do projeto deverá ser constituída sob as leis brasileiras e ter sua sede e administração no Brasil.
3. Critérios para Julgamento
Os critérios de julgamento adotados pelos comitês de consultores ad hoc e de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer são os seguintes:
- Mérito, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em transplante de células-tronco hematopoéticas e áreas correlatas;
- Adequação da metodologia proposta;
- Experiência prévia do coordenador na área proposta;
- Capacitação e experiência da equipe para atingir os objetivos e metas propostos.
Os critérios de julgamento adotados pela Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer são os seguintes:
- Parecer do comitê de consultores ad hoc;
- Parecer do comitê de assessoramento técnico-científico do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer;
- Disponibilidade orçamentária e financeira do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer.
4. Prestação Final de Contas
O coordenador do projeto deverá encaminhar ao INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer:
- A prestação de contas financeira acompanhada de comprovantes de despesas no prazo de até 90 dias após a conclusão do projeto;
- O relatório técnico final com detalhamento das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto no prazo de até 180 dias após a conclusão do projeto;
- Se os objetivos e metas atingidos culminaram em publicações dos resultados em anais de congressos ou artigos completos em periódicos indexados, o coordenador deve anexar ao relatório técnico uma cópia das publicações. Se o artigo foi submetido e aceito, mas ainda não foi publicado no momento da entrega do relatório técnico pode ser anexada uma cópia do conteúdo aceito e que aguarda publicação.
A Diretoria do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer, ouvindo o seu Conselho Técnico, reserva-se o direito de resolver casos omissos e situações não previstas na presente Chamada.
Curitiba, 20 de novembro de 2012.
Bettina Muradás
Presidente do INSTITUTO TMO/ Associação Alírio Pfiffer