Sobre o ITMO

O INSTITUTO TMO (ITMO)

“O Instituto TMO é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho de apoio aos Centros de Transplante de Medula Óssea de todo o Brasil. Tudo aqui é tratado com absoluta transparência, seriedade, carisma e dedicação à quem precisa de auxílio. Acolhemos e ajudamos pessoas todos os dias há mais de trinta anos. O principal objetivo da nossa equipe é melhorar sempre o ITMO para salvar o maior número de vidas.”

Criada em 1988, a Associação Alírio Pfiffer/Instituto TMO (ITMO) é referência nacional no suporte ao Transplante de Medula Óssea. Oferecendo apoio a centros de transplante, aos pacientes e seus familiares. Além disso, a instituição tem como objetivo facilitar o acesso de profissionais da saúde a cursos e congressos internacionais. O Instituto TMO busca manter e ampliar os serviços assistenciais com foco na melhora da qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos sem distinção de idade, em um crescimento programado e sustentável.

Sediado em Curitiba, o ITMO é parceiro e vizinho do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas/UFPR (STMO), referência para a América Latina no Transplante de Medula Óssea. O STMO foi o primeiro a realizar um transplante de medula óssea no Brasil e o primeiro a fazer transplante utilizando as células do cordão umbilical na América Latina.

O serviço de STMO/HC/UFPR, desde 1979, já realizou mais de 2800 transplantes de medula óssea em diversas modalidades. Desse número, cerca de 55% são crianças. É considerado um dos melhores do mundo e responsável por 30% de todos os transplantes realizados no país.

Desde 06 de junho de 2018, a Associação Alírio Pfiffer/Instituto TMO possui um Acordo de Cooperação (003/2018 – nº 23075.600915/2017-6) com o Hospital de Clínicas, com validade de 60 meses. Tal acordo permite a otimização da infraestrutura do STMO, bem como a eficiência dos setores de apoio ao TMO. Ressaltamos que o Hospital das Clínicas é um hospital público e todos os procedimentos são feitos gratuitamente através do SUS. Porém, a excelência nos procedimentos só existe porque o Instituto TMO trabalha para garantir a especialização, capacitação e a experiência profissional da equipe do STMO.

A fim de manter as ações firmadas neste Acordo de Cooperação é que o Instituto TMO necessita do seu apoio. Você também pode fazer parte dessa história e apoiar o trabalho da ITMO.

Missão

Nossa missão é desenvolver um trabalho de apoio ao transplante de medula óssea no Brasil, com manutenção de absoluta transparência das ações executadas, carisma e liderança exemplar, unindo colaboradores numa corrente voluntária do bem para salvar vidas.

Visão

Ser reconhecida como referência em apoio ao transplante de medula óssea no Brasil e em especial na cidade de Curitiba, através da ampliação do número de pessoas assistidas e acolhidas de maneira humanizada, e de um crescimento programado e sustentável.

Valores

Como forma de alcançar nossos objetivos e atender nossa missão, nós afirmamos os nossos valores, baseados em planos de ações consistentes, permanentes e planejados, fundamentados em ética, caráter e transparência, dentro do trabalho realizado no Instituto TMO juntamente com seus apoiadores, parceiros e colaboradores.

Dr. Ricardo Pasquini

Referência mundial em Transplante de Medula Óssea, o médico Ricardo Pasquini é também o responsável pelo primeiro Transplante de Medula Óssea no Brasil, em 1979. Grande estudioso das doenças do sangue, junto da sua equipe já conduziu mais de 2 mil transplantes no Setor de Transplante de Medula Óssea do HC/UFPR.

Dr. Pasquini também se destacou como professor da Universidade Federal do Paraná, sendo um dos grandes responsáveis pela residência médica na área de hematologia. Seu trabalho como professor e pesquisador o levou a fazer parte como membro da Academia Paranaense de Letras, em 2010.

Além disso, o dr. Ricardo Pasquini é também o idealizador do Instituto TMO. Foi a partir do seu pedido a um grupo de empresários curitibanos que o Instituto TMO surgiu em 1988 com a missão de apoiar o Transplante de Medula Óssea.

Tendo em vista toda a relevância do médico Ricardo Pasquini como médico, pesquisador e professor, o Instituto TMO criou o prêmio Ricardo Pasquini. Em 2019 aconteceu a primeira edição desse prêmio cujo objetivo é de reconhecer personalidades que se dedicam ao progresso da sociedade.

DIRETORIA ITMO / CASA MALICE

DIRETORIA

Cristiane Canet Mocellin
Presidente

Bettina de Souza Pinto Muradás
1ª Vice-Presidente

Sônia Regina Moritz Perussolo
Vice-Presidente Financeira

Leonardo Baggio
Vice-Presidente Administrativo

Luciana Bazan Canet
Vice-Presidente de Ação Social

Elanie Baggio Bizinelli
Vice-Presidente de Assuntos da Casa MALICE

Ana Zulmira Canet Krause
Vice-Presidente de Coordenadorias

 

 

Evana Baggio Portugal
Vice-Presidente de Assuntos de Voluntariado

Maria Cecília de Leão Rosenmann
Vice-Presidente de Assuntos Especiais

Helena Pereira Oliveira
Vice-Presidente de Eventos Técnicos

Ana Carolina Ferraz de Campos Bolduan
Vice-Presidente de Expansão

Leila Adriana Raad Hamdar
Vice- Presidente de Logística

Karla Petrelli
Vice-Presidente de Marketing

Priscilla Muller
Vice-Presidente de Comunicação

Flávia Baggio Bizinelli
Vice-Presidente de Obras

Tatiana Schuchovsky Reichmann
Vice-Presidente de Planejamento

Renata Krause
Vice-Presidente de Projetos

Selma Roorda
Vice-Presidente de Projetos Culturais

Déborah Regina Wolski Dzierwa
Vice-Presidente de Relações Institucionais

Lucyanna J. Lima Lopes
Vice-Presidente Jurídico

CONSELHO TÉCNICO

Dra. Carmen Sales Bonfim
Dr. Lisandro Ribeiro
Dr. Ricardo Pasquini
Dr. Samir Kanaan Nabhan
Dra. Vaneuza Funke

CONSELHO FISCAL

Cezário Caobianco
Fernando Corrêa de Oliveira
Francisco Urban
Pedro Valmir Zanette de Lucca
Sérgio Heimbecker

CONSELHO LEGAL

Mazutti Ribas Stern Sociedade de Advogados
Charles Mazutti
Gustavo Futata

CONSELHO CONSULTIVO

Adriana Aranha Hapner
Aline Moritz Perussolo Soares
Atilano de Oms Sobrinho
Carlos Eduardo de Leão Rosenmann
Claudio Loureiro
Clemilda Thomé
Cristina Nacli
Elcio Baggio
Gláucio Geara
Hélio Rothenberg

Ilse Muradas
Isabel Raad Carneiro
Jacqueline Vieira de Lemos
Jayme Bernardo
João Elísio Ferraz de Campos
Luiz Renato Durski Junior
Marcelo Krause
Marcos Domakoski
Maria Bernardete Demeterco Raad

Maria Cristina Bernardo
Maria Luisa Bellotti Pagnocca
Martha Schulman
Miguel Krigsner
Núbia M. Antochevis Machado Pereira
Pedro Corrêa de Oliveira
Regina Helena Bruni
Rogério Mainardes
Virgílio Moreira Filho

Certificações do Instituto TMO

Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o Instituto TMO conta com certificações que permitem a obtenção de benefícios a fim de manter suas atividades, bem como executá-las da melhor forma possível.

Dentre as importantes certificações que o Instituto TMO possui estão:

Certificado no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Curitiba – Inscrição nº 299

Essa certificação possibilita que o Instituto TMO atue no atendimento social de famílias e indivíduos oferecendo um serviço tipificado pela rede socioassistencial. O Conselho Municipal é o responsável pela fiscalização, acompanhamento e avaliação do serviço prestado definindo padrões de qualidade

Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS

O CNEAS é um sistema do Ministério da Cidadania que armazena informações sobre as organizações e ofertas socioassistenciais com atuação no território nacional. Este cadastro é alimentado pelas secretarias municipais e a importância para as organizações da sociedade civil está intimamente ligada a transferência de recursos públicos no âmbito do SUAS. As organizações só podem receber recursos, sejam eles por meio de parcerias (resolução CNAS nº 21/2016) e/ou transferências voluntárias oriundas de emenda parlamentar (Portaria MDS nº 130/2017), caso tenham seu cadastro com status de concluído no CNEAS.

Certificado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba – COMTIBA

O COMTIBA é o órgão que normatiza a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de dar apoio a órgãos municipais e entidades não-governamentais.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Certificado de Autorização – Captação de Recursos – Captação de Recursos ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente – FMCA

Certificação de Entidades de Assistência Social – CEBAS (Em análise no Ministério da Cidadania)

A fim de garantir excelência na sua prestação de serviços, o Instituto TMO, está pleiteando junto ao Ministério da Cidadania e Desenvolvimento Social, o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS. Certificação esta que possibilitará ao Instituto TMO a isenção da cota patronal ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de outras contribuições sociais, como CSL, PIS e Cofin. Tal certificação permite ainda ampliar as formas de captação de recursos, possibilitando a ampliação e qualificação do serviço prestado.

Lei nº 7407/1989 – Data 12/12/1989 – Declara de Utilidade Pública a Associação Alírio Pfiffer

Certificado no Conselho Nacional de Assistência Social – Processo nº 44006.000876/96-51

Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Sanitária – Licença Sanitária nº 03.832/2017

Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB

Depoimentos